No próximo dia 07 de maio, o Município de Pains terá a honra de sediar mais uma edição do projeto “Caminhos do Turismo – Reuniões Itinerantes pelo Grutas e Mar de Minas”, com o tema “Patrimônio Vivo: Fortalecimento da Identidade Cultural e Turismo Sustentável no Alto São Francisco”. O evento busca promover um diálogo entre cultura, turismo e desenvolvimento sustentável, reunindo especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para uma troca rica de experiências e ideias.
A programação terá início às 8h30, com recepção e credenciamento dos participantes no Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC), localizado na MG-439, nº 1000, no Parque Municipal Natural Dona Ziza, na entrada da cidade para quem vem das cidades vizinhas de Arcos, Córrego Fundo ou Formiga. A partir deste ponto, os participantes poderão explorar o patrimônio cultural e natural da região.
Ao longo do evento, os participantes poderão acompanhar visitas técnicas, rodas de conversa, painéis e palestras que abordarão desde o patrimônio natural cárstico até os valores culturais mais representativos da identidade mineira, como a cozinha típica e o congado.
Programação da Manhã
Durante a manhã, um dos destaques será a visita ao Museu Arqueológico, seguida da roda de conversa sobre o tema “Cárstico e Desenvolvimento: Integrando Preservação Ambiental e Potencial Turístico Regional”, que contará com a mediação do arqueólogo Adriano Batista de Carvalho, a participação do biólogo Célio Nativo e da turismóloga Fernanda Silva. Além disso, será entregue o projeto “Segurança em Esporte da Natureza e Turismo Náutico – Agenda Técnica da Segurança”, resultado do edital Minas para Minas.
Programação da Tarde
A programação da tarde segue no Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza, localizado na Rua Vereador Pedro de Paula, nº 449. Entre as atividades programadas, o Congado de Pains terá uma apresentação especial, seguido por palestras sobre temas culturais fundamentais para a identidade local. Ângelo Junior e Gabriel Castro, idealizadores do Festival Gastronômico “Festival Mineiridades”, abordarão a Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural, e o historiador Evaldo Rui de Oliveira ministrará a palestra sobre o Quilombo do Ambrósio. Também será discutido o ICMS Patrimônio Cultural: Impactos e Perspectivas, com a participação de Hugo Mateus Gonçalves Rocha, Gerente de Articulação do IEPHA MG, e os Patrimônios de Pains, com a palestra do historiador Pedro Rocha.
A programação será encerrada com uma visita técnica à Igreja do Rosário e um momento de troca e reflexão sobre os temas abordados durante o evento, proporcionando aos participantes uma oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre as riquezas culturais e naturais de Pains e de toda a região do Alto São Francisco.
A Importância do Evento
O “Caminhos do Turismo” será uma excelente oportunidade para o fortalecimento do turismo de base comunitária e a valorização das expressões culturais que tornam o Alto São Francisco um dos territórios mais ricos e autênticos de Minas Gerais. O evento contribuirá também para o desenvolvimento de um turismo sustentável, que respeita e preserva as tradições locais, ao mesmo tempo que oferece novas perspectivas de crescimento econômico para a comunidade.
Esta edição em Pains é uma chance única de aprofundar os conhecimentos sobre a história, as tradições e as potencialidades turísticas desta bela região mineira, promovendo o turismo de forma integrada e responsável.