Hoje, Quarta-feira, 19 de março, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pains foi palco de um importante evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. A palestra, conduzida pela Delegada Hionara Araújo Pimentel, abordou o tema “Violência Doméstica e os Direitos da Mulher”, reunindo moradoras da cidade, profissionais da área social e representantes do poder público.
Durante sua fala, a delegada destacou a importância da reflexão e valorização da luta das mulheres por direitos iguais, além da necessidade de combater a violência doméstica.
“Queremos que as mulheres compreendam que essa data deve ser, acima de tudo, um momento de reflexão. Os desafios ainda são muitos, e a violência doméstica continua afetando mulheres em todo o Brasil”, afirmou Hionara.
Ela reforçou que a conscientização deve ser um compromisso de toda a sociedade e que denunciar casos de violência é fundamental para romper o ciclo de agressões.
A palestra também trouxe informações sobre mecanismos de denúncia, como a Lei Maria da Penha, a rede de proteção à mulher em situação de violência e os canais de atendimento disponíveis, como o Disque 180.
Mobilização contra a violência
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Pains, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, teve como objetivo informar e orientar as mulheres sobre seus direitos e incentivá-las a buscar apoio em casos de violência.
Segundo participantes, a palestra foi um momento esclarecedor e essencial para fortalecer a luta contra a violência de gênero.
“Ouvir sobre os nossos direitos diretamente de uma autoridade da área nos dá mais segurança e força para enfrentar qualquer situação de violência”, afirmou uma das mulheres presentes.
Denunciar é um ato de coragem!
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados anonimamente pelo Disque 180, que funciona 24 horas por dia. Além disso, a Delegacia de Polícia de Pains e o CRAS estão disponíveis para oferecer suporte às vítimas.
Se você ou alguém que conhece está em situação de violência, denuncie! Juntas, somos mais fortes. Fique por dentro de mais notícias como essa no Portal Pains Últimas Notícias!